01

VOCÊ TRABALHA POR ALGUM PLANO DE SAÚDE?

Não.  Atualmente meu serviço é apenas particular.

02

VOCÊ ATENDE CRIANÇA, ADOLESCENTE E CASAL?

Não. Meu público se restringe especificamente às pessoas maiores de 18 anos, com atendimento apenas individual.

POSSO FAZER TERAPIA DE 15 EM 15 DIAS?

03

Meu trabalho é unicamente semanal. Opto pela frequência semanal dada a importância do curto espaço de tempo entre uma sessão e outra, para que assim o processo seja mais eficaz e fluido. 

04

POSSO OPTAR PELO PAGAMENTO SEMANAL

AO INVÉS DE MENSAL?

Não. Trabalho unicamente com o sistema de pagamento mensal da Psicoterapia.

PSICÓLOGO PRESCREVE MEDICAÇÃO?

05

Psicólogo não prescreve medicação. Este é um atributo do Psiquiatra. A Psiquiatria é uma especialidade médica, e apenas o médico possui autorização para o tratamento medicamentoso. A Psicologia visa o processo de desenvolvimento e crescimento pessoal através do diálogo. Na sessão a pessoa é livre para falar e tratar do que quiser. A Psiquiatria tem como base o tratamento através de medicamentos para os transtornos mentais. Gostaria de apontar que, caso necessário, o Psicólogo deve encaminhar o cliente para um Psiquiatra para a realização de uma terapia medicamentosa juntamente à Psicoterapia.

EXISTEM DIFERENTES MODELOS DE PSICOTERAPIAS?

06

Com certeza. A Psicologia é uma área muito vasta e existem muitos referenciais teóricos diferentes que o Psicólogo pode utilizar para basear a sua atuação. Reitero que trabalho sob a ótica Humanista Fenomenológica Existencial, mais especificamente com a Abordagem Centrada na Pessoa, uma teoria que visa a liberdade, o potencial e a autonomia do cliente de desenvolver-se como pessoa e de enfrentar as adversidades da vida.

QUANDO DEVO PROCURAR UM PSICÓLOGO?

07

Esta é uma pergunta muito frequente e que pode envolver muitas variáveis. Em um plano geral, deve-se procurar um Psicólogo quando há a busca de desenvolvimento e de crescimento pessoal, ou quando há alguma urgência de cuidar e tratar de alguma demanda emocional, síndrome, transtorno ou sofrimento psíquico. Não há uma regra específica, pois o momento de busca de ajuda é muito pessoal. Entretanto, o Psicólogo é o profissional específico para tratamento de questões emocionais e afetivas, e quanto antes a pessoa busca pela Psicoterapia, mais são as chances de ela lidar melhor com aquilo que lhe faz sofrer.

QUANDO ACABA A PSICOTERAPIA?

08

A Psicoterapia, quando vista como uma prática de desenvolvimento pessoal, não tem fim. É como fazer exercícios físicos em uma academia, para se ter um resultado eficiente e satisfatório é preciso ter a frequência e continuidade. Entretanto, a pessoa é livre para interromper o processo quando quiser.

O QUE EU GANHO COM A PSICOTERAPIA?

09

A psicoterapia provoca uma transformação em seu jeito de ser e de estar no mundo. O que isso significa? Significa mais autonomia e capacidade em lidar com suas emoções e sentimentos, facilitando sua compreensão de si mesmo, bem como da nomeação daquilo que sente. Há uma maior abertura, flexibilidade e confiança nas relações existenciais com os outros e com o mundo. A psicoterapia provoca mais consciência de si para que você possa aceitar e diferenciar aquilo que é seu e aquilo que é do outro.

MARCOS JUAREZ

DÚVIDAS FREQUENTES